
Quão acessíveis são os websites chaves em Moçambique?
Investigação baseada em dados
Usamos ferramentas automatizadas para medir as violações de acessibilidade de 90 websites chaves em Moçambique. Aqui está o que encontramos.
Fevereiro de 2021
Investigação baseada em dados
Usamos ferramentas automatizadas para medir as violações de acessibilidade de 90 websites chaves em Moçambique. Aqui está o que encontramos.
Fevereiro de 2021
Leitura de 7 minutos
Esta página da internet é o resultado da investigação baseada em dados que realizamos nos websites chaves de Moçambique. Nela iremos lhe mostrar exactamente como alguns dos websites mais importantes do nosso país continuam a excluir muitos de nós.
Revemos 90 websites no total. Eles vão de serviços governamentais chaves à serviços bancários online, compras e notícias de saúde.
Nesses 90 websites, descobrimos mais de 700.000 violações de acessibilidade.
Isso traduz-se em 38 violações de acessibilidade por página de website única.
Vejamos agora as cinco violações mais comuns.
Esta é apenas a ponta do iceberg
O método automatizado que usamos para colectar estes dados pode capturar apenas uma pequena proporção das violações de acessibilidade.
Por exemplo, ele não captura coisas como:
1. a ordem em que um designer apresenta os itens em uma página; e
2. a ordem em que um leitor de tela os lerá
Essa incompatibilidade pode surgir quando são feitas alterações no layout da página no código subjacente.
Testes de acessibilidade automatizados nunca são suficientes. Precisa também testar os websites com usuários reais. Eis o que descobrimos quando pedimos a usuários com deficiência visual para tentar usar alguns destes websites:
Compilamos e categorizamos uma lista de 90 domínios de websites e links internos (até o nível 2) para cada website. Isso nos deu 18.704 páginas da internet únicas no total. Em seguida, colectamos as violações de acessibilidade em cada página usando axe-core. Axe-core é uma popular ferramenta automática de teste de acessibilidade da internet. No total, colectamos 128.377 violações de acessibilidade em todas as páginas.
Gostaríamos de agradecer a Deque por oferecerem sua axe-core API em código aberto(Abre em uma nova janela). Gostaríamos também de agradecer aos seguintes especialistas em acessibilidade pelos conselhos e apoio que nos deram nas fases iniciais deste projecto: Steve Green, Andy Keyworth, Aurelien Levy e Leonie Watson. Finally, we would like to thank members of the Lista de Discussão Pública do Grupo de Interesse WAI(Abre em uma nova janela) who so kindly responded to our request for feedback and advice in the early stages of our investigation.